Uma sentença sem crime
Por Sara Guimarães
Na última sexta-feira do mês de abril, às 19h30min foi apresentado um seminário na Universidade Veiga de Almeida com o tema: Tráfico de Animais. Alunos de diversos cursos da instituição que fazem à disciplina presencial de Ciências Ambientais. Sob o olhar da professora Graça Borges os alunos impactaram os presentes com um vídeo que mostrava a crueldade cometida com os animais silvestres.
No seminário os discentes expuseram com o vídeo, comerciais e pesquisas feitas por eles; a maldade que sofrem esses bichos em ser retirados a força de seu habitat natural, sem a menor preocupação de preservação. Transportados em situações de puro descaso e muito sofrimento levando com esse ato a morte de 9 em cada 10 animais que são capturados por esses infratores.
Degradante, covardia, essas foram algumas das muitas palavras usadas pelos alunos que demonstravam revoltas por parte deles em saber que atitudes tão inaceitáveis são cometidas por seres humanos, os consideráveis pensantes, racionais.
Pássaros: uma das espécies mais procurada pelos traficantes, tem em muitos casos asas arrancadas e são transportadas, em lugares menores que seu tamanho; quente; sem ventilação adequada... Macacos, jacarés, cobras, em muitos casos são mutilados sem razão e mortos para satisfazerem a vaidade de homens e mulheres de toda a parte do mundo por serem exóticos, diferente, exuberantes e acabam sendo extintos apenas pela ganância.
A cobiça vem de longe, desde o descobrimento do Brasil. Um país que tem uma grande biodiversidade de espécies exóticas e uma lei com punição que, em muitas vezes, não é cumprida com a severidade merecida faz com que a cada ano a fauna brasileira se degrade mais.
O órgão responsável, IBAMA (instituto brasileiro do meio ambiente), admite que o tráfico de animais têm crescido muito nos últimos anos e a principal conseqüência é a impunidade dos traficantes.
Os alunos dentro do pouco tempo que tinham, conseguiram sensibilizar a todos os presentes.
De quem é a culpa? Porque em muitos casos a sociedade não faz à parte que lhes cabe?
Denunciar já é um começo, o Disque Denúncia do IBAMA 0800 618080, funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Da mesma forma o 190 também pode ser acionado.
Assim como o Governo Federal faz campanha para causas como: carnaval, (com intuito é que todos que usem camisinhas, distribuindo-as em postos de saúde); também é feito o dia contra a AIDS e diversos tipos de Vacinações... Porque não uma campanha brasileira em combate a esse mal que tem acontecido frequentemente?
A professora Graça Borges, não conteve a emoção. “Precisamos de um milagre!”.