Sibutramina pode levar à morte
Pessoas que consomem medicamentos sem orientação médica podem sofrer sérias consequências
Por Fernanda Cunha
O sonho de consumo principalmente das mulheres, é estar sempre em forma e elegante em um vestido novo, sobretudo, se estiver magra. Porém, essa briga frequente com a balança está tirando o sono de muitos especialistas. Muitas pessoas, ao invés de praticarem atividades físicas e fazerem uma reeducação alimentar para perderem peso, estão optando pelo consumo desenfreado e sem acompanhamento médico de uma substância chamada Cloridratro de Sibutramina. Segundo o Dr. André Luiz de Assis, Cardiologista da Casa de Saúde Cabo Frio, o que muita gente não sabe, é que este remédio pode ocasionar aumento dos problemas cardiovasculares existentes aos portadores da doença, e histórico de problemas cardíacos.
Dr. André afirma ser a favor da utilização da Sibutramina, porém, o uso só deve ser feito com recomendação do médico assistente, para que o mesmo, possa acompanhar todo o tratamento além de monitorar a pressão arterial regularmente e a frequência cardíaca. Ele ressalta ainda, que a substância deve ser utilizada exclusivamente para o tratamento de pacientes que são obesos (índice inicial de massa corporal (IMC) maior ou igual a 30 kg/m2 ou superior ou igual a 27 kg/m2), e não têm antecedentes de doença cardiovascular e se mostram incapazes de perder peso por meio de dietas e exercícios físicos.
O Cloridratro de Sibutramina, além de manifestar doenças no coração, pode causar também diversas reações como: problemas para dormir, boca seca, constipação, aumento da pressão arterial, batimento cardíaco rápido, dor de cabeça, tontura, ansiedade entre outros. Portanto, o paciente não deve se automedicaro ideal é consultar um especialista para que o uso do medicamento seja feito corretamente.