Sexo com consciência, questão de saúde
Por Mirella Alves
Falar sobre sexo é considerado um tabu na sociedade contemporânea. Muitos pais deixam o assunto para ser debatido na escola pelos professores quando, na verdade, deveria ser falado em casa.
A prática do sexo é um hábito natural na vida adulta. No entanto, devido às inúmeras atividades que homens e mulheres enfrentam ao longo dia, o desejo sexual pode ser afetado, pois o stress, o cansaço são motivos que fazem com que o casal diminua esse momento de intimidade a dois.
Para as mulheres as funções atribuídas são ainda maiores, pois além de ter responsabilidade com o trabalho, elas precisam, muitas vezes, cuidar da casa, do marido, dos filhos. Esses cargos diários preocupam. A psicóloga Lúcia Machado explica que a mulher tem que estar com a mente tranquila para aproveitar o momento, pois é mais sentimental. Já os homens, geralmente se sentem atraídos pela parte física.
Thamirys Carvalho, casada há 4 anos, fala que a rotina de fato muda a relação sexual do casal.
– A preocupação com o trabalho e o cansaço acaba influenciando. Eu chego em casa e já tenho que deixar tudo arrumado para sair no dia seguinte. O sexo diminui em quantidade, mas melhora em qualidade. Além de se conhecer melhor sempre tem alguma coisa nova que a gente descobre – expõe.
Sexo é sinônimo de saúde. Lúcia Machado explica que praticá-lo de forma maneirada traz estabilização física e mental para o ser humano.
As tensões adquiridas ao longo do dia por causa da carga de obrigações a cumprir podem ser liberadas durante o ato sexual. Estar bem com o corpo e com a mente contribui para o bom desempenho sexual. Ler um bom livro, ouvir músicas, caminhar na praia, por exemplo, são maneiras de trazer o bem-estar.
A tranquilidade mental e a forma física colaboram para uma vida saudável e qualquer coisa que afete esses aspectos pode ocasionar o desequilíbrio sexual. O uso excessivo de álcool é um exemplo.
Para não cair na rotina, é preciso manter sempre a chama acesa. Surpresas agradáveis são sempre bem vindas em todos os momentos, e quando o assunto é sexo, não é diferente, por isso, causar admiração no parceiro contribui para aquecer o romance.
Suelen Silva destaca que gosta de sair da rotina, por isso ela e o companheiro dão um jeitinho de deixar o clima diferente.
- Sempre que possível surpreendemos um ao outro com troca de presentes para não ficar na mesmice.
Tornar o local climatizado, trocar mensagens provocantes, fazer massagens sensuais, experimentar lugares inusitados, usar novas lingeries, fantasias, óleos afrodisíacos para banho são boas dicas para serem usadas no momento a dois e para dar uma apimentada na relação. Então, é só o casal usar a criatividade e não deixar que a rotina e os stress cotidianos prejudiquem esse momento único.