Monografia é o bicho!
Por Andréa Morais
Monografia é ou não é o bicho? Aliás, pode ser um bicho de sete, mais ou menos cabeças; dependendo da quantidade de autores que o pesquisador utilizar para embasar seu estudo.
Mas também podemos dizer que é o bicho no sentido de tudo de bom (!), por esse ser um momento muito favorável para o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento. Porém, esse processo pode ser mais ou menos doloroso dependendo da forma como o estudante encara esse percurso. Para a galera que acredita poder continuar dando um jeitinho, sinto informar que na monografia não vai rolar.
A demanda de leitura e recolhimento bibliográfico que precisa ser feita no período de pesquisa pode ser amenizada com um objeto bem recortado e um bom calendário de prazos e metas. Acredito que com responsabilidade e determinação todos os que chegaram ao final do curso tem capacidade de conseguir escrever sua monografia.
Estou tendo muito prazer em escrever meu projeto, mesmo com a enorme quantidade de leitura em pouco tempo. Foram mais de dezesseis livros, alguns artigos e dezenas de sites visitados, para conseguir escrever sobre o assunto com boas argumentações.
A pesquisa traz um aprendizado maravilhoso e agora, mais do que nunca, entendo porque desde o início do curso os professores insistem na importância da leitura.
A monografia é uma experiência única, de grande valia e conhecimento para todas as áreas de sua vida, por conta do exercício da capacidade argumentativa necessária para elaboração de uma boa pesquisa.
Uma boa dica para os que ainda vão começar essa aventura é a escolha do tema. Opte por um assunto que você gosta, porque assim o trabalho será prazeroso e acrescentará ainda mais para uma área de seu interesse. Boa sorte!
Andréa Morais e Anneliese Lobo em apresentação
do Projeto de Monografia na 1º Mostra de Comuni-
cação da UVA.