Internet sem fio, esse é o século XXI
Por Tatiana Nunes
As tecnologias de redes evoluem a cada dia. O que está surgindo com bastante força no mercado são as redes sem fio, Wireless, conhecido também como Wi-Fi. Esse artifício veio para ser uma alternativa para as redes cabeadas convencionais. Possui as mesmas funções, porém com maior praticidade.
A diferença de uma rede sem fio para a rede convencional é que são usados transmissores e antenas ao invés de cabos. As redes Wireless estão mais acessíveis, os preços estão diminuindo, mas a configuração desse sistema de rede necessita de algumas escolhas, que inclui o tipo de antena, a encriptação que será utilizada e também a conexão da interface no ponto de acesso. Esses são alguns passos que serão fundamentais para o funcionamento e a configuração da rede wireless.
A transmissão dos dados de uma rede sem fio é compartilhado por todos os usuários que estão conectados por um ponto de acesso, como que se fosse a rede convencional ligados por cabos. Isso quer dizer que apenas uma estação poderá distribuir dentro de uma área de cobertura para outras estações e receber todas as informações independente do destinatário. A segurança de transmissão por rede wireless não é tão segura como uma rede cabeada.
O vendedor Paulo Raposo afirma que as pessoas procuram esse modelo, pela possibilidade de ter mais de um aparelho conectado “o que todo mundo quer é ficar on line sem ter problemas, porque tem outro esperando e com a rede sem fio, isso já era” explica Raposo.
Esse tipo de rede sem fio, atualmente já é uma realidade bastante popular para aqueles que necessitam de mobilidade. “Pra mim, usar a internet sem fio é muito prático, pois posso utilizar em qualquer lugar dispensando aqueles cabos indesejados conectados ao computador” diz a estudante Juliana Rodrigues de Lima.