Horto Escola em São Pedro da Aldeia promove a Semana do Meio Ambiente
Por Anneliese Lobo
O dia Mundial do Meio Ambiente acontece em cinco de junho, mas em São Pedro da Aldeia as comemorações chegam mais cedo, no dia primeiro de junho. Na segunda edição, o evento traz novidades e promete agitar o município.
De acordo com o diretor do Horto-Escola-Artesanal, Jomar Jotha, este ano o destaque é para o caminhão Itinerante de Ciência que virá com a Comissão de Meio Ambiente da Alerj.
- “A expectativa é que neste ano o evento cresça ainda mais e ganhe maior visibilidade e participação da comunidade aldeense. No ano passado, por exemplo, que foi o primeiro, só de alunos foram cerca de 150 participando. Neste ano espera-se que o número dobre”, diz o diretor.
O cronograma está bem diversificado e terá a participação de municípios vizinhos. Na terça-feira, dia primeiro de junho, quem abre as comemorações é o Grupo Ecológico “Sons do Lixo”, da Escola Nilo Baptista de Cabo Frio, às 9h. Ainda neste dia acontece a exposição de fotos pelos alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia em que será retratada a Ecologia Local em torno da escola. Depois será a vez da mostra “ONG Pau Brasil”, que apresentará o projeto de preservação do Pau Brasil realizado no Morro do Frade, em São Pedro da Aldeia. Na mostra, exposição de objetos em arte confeccionados com troncos de árvores mortas. Também terão palestras promovidas pela concessionária de Àgua e Esgoto Prolagos, aulas de ciências com experimentos, entre várias outras exposições de artes com materiais recicláveis.
Já no segundo dia de junho, quarta-feira, o Caminhão da Ciência Itinerante estará disponível ao público ainda pela manhã, às 9h, e ficará até às 16h. Além disso, as atividades oferecidas no primeiro dia continuarão na terça, como as exposições e palestras.
O diretor do Horto-Escola-Artesanal explica que o Brasil ocupa o quinto lugar em extensão territorial no mundo e possui seis diferentes biomas: Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, Amazônia, Caatinga e Cerrado. Com tanta biodiversidade e tamanha extensão territorial, o Brasil é o responsável por cuidar dos recursos naturais que permitem um desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o diretor comenta que a escola tem o papel importante de instruir e preparar os alunos para se tornarem agentes de transformação e fazer com que eles se conscientizem dessa responsabilidade.
- “Só assim será possível que eles mudem hábitos e passem a ajudar na preservação da biodiversidade. E foi justamente com essa preocupação que o Horto-Escola-Artesanal juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e alunos da Rede Municipal de Ensino abraçaram essa causa”, completa.
A Semana do Meio Ambiente “Biodiversidade da Aldeia” vai acontecer no Horto-Escola-Artesanal, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no Balneário de São Pedro da Aldeia e ficará aberto ao público. Quem estiver interessado pode ligar para o número (22) 2627 8537.