Como ficará o nosso Planeta?
Por Mariana Passaline
O aquecimento global está cada vez mais pondo em risco a vida do planeta Terra. Pesquisas comprovam o desaparecimento das geleiras no oceano Ártico, o que irá provocar não apenas o fim de parte do ecossistema polar, mas também um aumento do nível do mar. Segundo pesquisadores, o aquecimento atingirá de forma desigual os dois pólos, e poderá acontecer muito antes que o previsto. Por volta do ano de 2050, o Pólo Norte derreterá totalmente.
As conseqüências mais graves deste degelo acontecerão no ecossistema Ártico, onde poderão levar animais à extinção como baleias e ursos polares, devido à falta de alimento necessário para sua sobrevivência. Grandes repercussões na região mudarão todo planeta. Surgirão maiores ondas no oceano Ártico que causarão erosão no litoral, diminuindo a superfície continental. O principal desafio agora é tomar providências para prevenir que os problemas causados pelo aquecimento.
Os governos devem tomar medidas para a desaceleração do processo de aquecimento global, adotando medidas para reduzir as emissões de gás carbônico e lutar contra mudanças climáticas. Seus efeitos não são reversíveis, mas sim “minimizáveis”.Assim como o governo, as pessoas também deverão ter a conscientização do grande problema que está acontecendo no mundo, para pelo menos tentar amenizar a situação.