Campanha “Rio Contra Dengue” chega a Araruama

14/04/2010 21:28

MC´s conscientizam a ‘massa funkeira’ através da música

 

Por Marcos Serpa

 

A campanha Rio Contra Dengue Verão 2009/2010, promovida pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – SESDEC, esteve em Araruama no dia 10 de fevereiro. O projeto, que inclui eventos de mobilização da Agenda Cultural Antidengue, promoveu um grande baile funk a céu aberto. A equipe de som Furacão 2000 comandou o show, lotando a Praça de Eventos da Praia da Pontinha. Vários nomes conhecidos do estilo, como Márcio G, MC Bruninha, David Bolado e Rose Bumbum, MC Pixadão e Leandro e as Abusadas levaram a mensagem de conscientização à prevenção.

 

De acordo com Mário Sérgio Ribeiro, coordenador de Vigilância Ambiental da SESDEC, “a proposta é fazer com que a população entenda a necessidade de fazer o combate à dengue no seu dia-a-dia”, explica. O Secretário de Saúde de Araruama Marcelo Amaral aposta na motivação cultural das pessoas como mecanismo de sensibilização. “As pessoas ficam mais comprometidas a colaborar”, disse.

 

No intervalo de uma música para outra, os funkeiros aproveitam para alertar o público: “Vamos cuidar, furo no pneu, areia no vaso de planta, pro mosquitinho ficar perdidinho”, alerta o MC Pixadão. A manifestação do público mostrou que todos entenderam o recado.

 

A multidão estimada em 10 mil pessoas dançou até o início da noite sem dar trabalho ao grande esquema de segurança. Não houve qualquer confusão, ao contrário do que é corriqueiro nos bailes funk. “Violência aqui, só contra o mosquito da dengue. Mosquito bom é mosquito morto”, decretou o cantor Márcio G, um dos mais aclamados pelo público.