Apaixonados por futebol escolhem o melhor entre Roger Milla e Samuel Eto'o
Por Vinicius Figueira
Um revolucionou a história e o outro tem mais prestígio nos gramados europeus
A camisa 9 da Seleção de Camarões é considerada a mais ilustre da história do futebol africano. Pertenceu a Roger Milla, o jogador que encantou o mundo na Copa de 1990, e atualmente é usada por Samuel Eto'o, símbolo de uma nova geração. Abrindo uma longa discussão, torcedores camaroneses e os apaixonados por futebol fazem a pergunta: qual dos dois é o melhor?
Os que acham que é Eto'o, usam como argumento a fama internacional do craque; já os que preferem Milla, lembram que ele mudou a forma das pessoas olharem para o futebol do continente.
Samuel Eto'o vem sendo considerado o melhor jogador africano nos últimos anos. Até o momento, é o maior artilheiro da história de Camarões, com 44 gols, além de ter conquistado uma Olimpíada, duas Copas de Nações Africanas e ter fama em clubes europeus.
Em 1990, Milla, aos 38 anos, alegrou milhões de pessoas, ao ser o responsável por levar Camarões às quartas de final de uma Copa, feito inédito até hoje. Marcou quatro gols em cinco jogos e, por curiosidade, não começou em nenhum deles como titular. Lançou a maneira de se comemorar um gol rebolando próximo à bandeirinha de escanteio. Se tornou um exemplo de alegria e talento. Possui, também, um recorde pessoal: se tornou o jogador mais velho a disputar um Mundial, com 42 anos, em 1994.
De acordo com o ex-jogador Paulo Roberto Alves, Samuel não tem a inteligência de Milla, por que ele “ tinha algo incrível: ao entrar na área, sabia onde colocar a bola. Encantou o mundo em pouco tempo e é mais do que uma referência para os africanos, quase uma autoridade dentro de Camarões”, diz.
São dois grandes nomes e de épocas diferentes. Por motivos óbvios, Eto'o tem mais chances de escrever novos capítulos na história do futebol, caso consiga levar Camarões a uma semifinal inédita, daqui a três meses, na Copa, pois sua história ainda está em aberto. Essa é a vantagem que Samuel tem nesta discussão, se isto acontecer, poderemos colocar um fim no assunto. Mas Milla parece estar num patamar muito elevado no coração dos camaroneses.
“Eto'o é o melhor jogador africano dos últimos 10 anos, sem dúvida nenhuma, mas Roger foi o melhor africano do século”, brinca o aposentado Raymundo Jorge.